Na última sexta-feira, agentes da Guarda Municipal constataram que a placa de bronze do ..." /> Na última sexta-feira, agentes da Guarda Municipal constataram que a placa de bronze do ..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
SECULT GUARDA PLACA DE BRONZE DA PRAÇA PEDRO OSÓRIO

Na última sexta-feira, agentes da Guarda Municipal constataram que a placa de bronze do monumento em homenagem ao Dr. Urbano Garcia, localizado na Praça Coronel Pedro Osório, quase em frente ao Grande Hotel, estava solta, indicando que alguém tentara furtar essa parte da estátua. A equipe da Secretaria de Cultura (Secult) foi acionada e realizou a retirada da peça do local. O patrimônio ficará guardado em local seguro, devendo ser recolocado quando iniciarem as obras de requalificação da praça, previstas para os próximos meses.

A escultura em bronze e granito, homenageando Urbano Garcia, é de autoria do artista paulista Hildegardo Leão Veloso. Nela é possível ler, gravado na pedra já um pouco desgastada: “Dr. Urbano Garcia. Foi inexcedível em carácter, em civismo, em bondade. Ninguém o excederá na saudade e na gratidão de seus conterrâneos”.

VANDALISMO RECORRENTE

Esse não é o único ato de vandalismo e tentativa de furto que ocorre na Coronel Pedro Osório recentemente. Nos últimos dias, dois postes do entorno da Fonte das Nereidas tiveram que ser retirados pela Secult, de maneira a resguardá-los, já que um outro já havia sido furtado.

“Nós não temos como chumbar os postes do entorno da Fonte, pois precisamos acessar a fiação elétrica quando há necessidade de reparos”, explica a gerente de Memória e Patrimônio da Secult, Gisela Frattini.

 

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/secult-guarda-placa-de-bronze-da-praca-pedro-osorio/