A Virada Cultural 2018, evento que ocorre das 22h do sábado (17) até as 22h do do..." /> A Virada Cultural 2018, evento que ocorre das 22h do sábado (17) até as 22h do do..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Secult divulga programação completa da Virada Cultural 2018 em Pelotas

A Virada Cultural 2018, evento que ocorre das 22h do sábado (17) até as 22h do domingo (18), garante atrações diversificadas e gratuitas para quem deseja aproveitar o seu final de semana saindo um pouco da rotina. O evento é organizado pela Secretaria de Cultura (Secult). O tema principal da edição desse ano é a homenagem à cultura negra e aos tambores, sobretudo o sopapo, tambor afro-pelotense que simboliza a resistência do negro gaúcho.  

 

Abrindo o evento desse ano, às 22h, no Palco Cidade, situado no Largo do Mercado Central, o show da banda Coco de Zambê, da cidade de Tibau do Sul, Rio Grande do Norte, com um espetáculo que envolve tambores, dança em roda e cantos de samba. O tambor de zambê, utilizado no show, é feito de tronco de timbaúba e couro. O grupo vem a Pelotas por meio de parceria com o projeto Sonora Brasil do Sesc, que promove a circulação das diferentes culturas musicais pelo país.  

 

 

 

Às 23h o grupo de cultura popular Zingado, da cidade de Caxias do Sul, se apresenta no Palco Cidade com um show que incluí percussão, dança e canto coletivo como principais meios de expressão, em uma mescla das diversas culturas típicas que compõe a diversidade brasileira.  

 

The Experience Nebula Room, à meia-noite do domingo (18), e Bruxa de Sade, a 1h, encerram a programação da madrugada.  

 

No domingo durante o dia as atrações ocorrem em diversos locais da cidade. No Tablado Cênicas, no Jardim do Centro Cultural Adail Bento Costa (Casarão 2 da praça Coronel Pedro Osório, sede da Secult), dedicado às intervenções teatrais, ocorrem apresentações a partir das 16h, iniciando com “Ou dá ou Décio / Falando de Tudo” de Décio Ferret, concomitantemente com os shows do Palco Cidade, intervenção de artistas na travessa Conde Piratini, Comida de Rua no Theatro Guarany e eventos nos bairros Laranjal e Simões Lopes.  

 

Gaita e tambores

 

O encerramento da Virada será no Palco Cidade às 19h, com o show “Gaita na Fábrica”, de Renato Borghetti. Seu disco, inteiramente gravado no espaço cultural onde o músico desenvolve o seu projeto social intitulado “Fábrica de Gaiteiros”, na cidade de Barra do Ribeiro, conta com 12 canções inéditas. Composto de uma mistura entre milongas, vaneiras, xote e chamamés gaúchos, com um repertório erudito, ao som do piano de Vitor Peixoto, sax/soprano/flauta de Pedro Figueiredo e violões e direção musical de Daniel Sá.

 

Por último, às 20h30min, é apresentado show Agora somos Nós, de Kako Xavier e a Tamborada e convidados, exaltando a Pelotas como a Cidade do Tambor de Sopapo.  

 

Participam da apresentação de Kako os seguintes convidados: grupo Cuerda Del Candombe, do Uruguai; a bateria show da Academia do Samba; artistas do Clube do Choro de Pelotas; Guillermo Ceballos, do Uruguai; os cantores de reggae Eduardo Freda (banda Be Livin) e Diogo Garcia (banda Solo Fértil); o guitarrista Igo Santos (Conesoul e Freak Brotherz), representando o rock; e Mister Negrinho, representando o Rap; Renato Borghetti, trazendo a gaita gaúcha; o grupo Trio di Boa, com o samba de raiz, e a dança do Grupo Odara. Os mestres griô Dona Sirley e Dilermando Freitas, Dona Maria e Zé Batista, família do Mestre Batista, Richard Serraria (Alabê Ôni) e o professor Mário Maia também fazem parte do espetáculo.

 

Comida de Rua

 

A partir das 12h do domingo (18) inicia o evento Comida de Rua, no largo do Theatro Guarany, na rua Lobo da Costa. Shows com Jukebox Orchestra, DJ Helo e Solo Fértil estão confirmados. Veja a lista de restaurantes que integram o cardápio do evento:

 

Bar da Lua

 

Confraria do Espetinho

 

Trip

 

Madalena Cocktail Bar

 

Yba Açaí - Posto XV

 

Kondo Sushi

 

Goordas Chiviteria

 

Umami Sushi

 

Samba da Consciência

 

A partir das 14h do domingo (18), se estendendo até às 22h, ocorre o Samba da Consciência – 16ª edição do Samba no Simões Lopes, na rua Visconde da Graça nº 683. As atrações são Márcio Jaguarão, Tok de Samba, Banda Arerê e rodas de samba.  

 

Cultura Yorubá

 

O encontro de vivência da cultura yorubá ocorre na rua São Leopoldo, nº 243, na Casa do Tambor, a partir das 10h do domingo (18). Serão ministradas oficinas de música por meio dos conhecimentos fundamentais da percussão: técnicas, instrumentos e ritmos tradicionais da cultura Yorùbá. Histórias dos instrumentos, do povo Yorùbá e sua influência na cultura brasileira.  

 

Atelier do Artista II

 

O Atelier do Artista II ocorre na travessa Conde de Piratini, das 10h às 22h de domingo, com atividades de artes visuais. Participam os artistas Jonas Santos, Mau Mau, Felipe POVO e José Darci. Oficinas de pintura, história em quadrinhos, escultura e grafitti estão previstas entre as atrações. Exposições, feira de arte com a produção de artesanato, postais, prints, adesivos, bijuterias, esculturas, e roda de conversas com os artistas e o público presente.  

 

Locais do evento:

 

Palco Cidade – localizado no Largo do Mercado Central

 

Tablado Cênicas – jardim do Centro Cultural Adail Bento Costa (Casarão 2 da praça Coronel Pedro Osório, sede da Secult)  

 

Comida de Rua – rua Lobo da Costa, no largo do Theatro Guarany  

 

Samba da Consciência 16ª edição do Samba no Simões Lopes – rua Visconde da Graça nº 683

 

Atelier do Artista II – travessa Conde de Piratini  

 

Vivência da Cultura Yorubá – rua São Leopoldo nº 243 (Casa do Tambor) 

Fonte: http://www.jornaltradicao.com.br/site/content/cultura_e_turismo/index.php?noticia=29227