A maternidade de baixo risco da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas foi reaberta na ma..." /> A maternidade de baixo risco da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas foi reaberta na ma..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
SANTA CASA : MATERNIDADE VOLTA A ABRIR AS PORTAS PARA GESTANTES

A maternidade de baixo risco da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas foi reaberta na manhã de sábado. Fechado desde agosto, o setor volta a atender às gestantes com corpo clínico formado por 16 médicos obstetras e pediatras, 24 horas por dia, durante toda a semana, diminuindo a demanda do Pronto Socorro (PS) e trazendo mais tranquilidade aos demais hospitais do município.

A Prefeitura fará o repasse mensal de R$ 150 mil para garantir a manutenção do serviço. Nesta nova contratualização, em vigor até o final de 2019, a Secretaria de Saúde (SMS) realiza uma auditória mais próxima sobre a destinação do recurso e a obediência aos protocolos estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina para maternidades de baixo risco. Os critérios que devem ser respeitados, conforme a secretária Ana Costa, é a manutenção de plantões duplados e a prestação do serviço durante as 24 horas, de portas abertas.

“Com a reabertura, o PS volta a sua origem, atendendo urgência e emergência, o que tranquiliza a equipe. O Hospital Escola e o São Francisco de Paula retornam a normalidade, respeitando suas capacidades, e a rede funciona em plenas condições. Tudo isso dá segurança às gestantes de que não encontrarão maternidades fechadas”, explicou Ana.

Os 19 leitos da Santa Casa são destinados a mulheres a partir das 37 semanas gestacionais. A orientação é para que as gestantes assistidas pelo SUS voltem a procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para primeira avaliação, a fim de já serem direcionadas para o hospital com melhores condições de recebê-las, ressaltou o provedor da Santa Casa, Lauro de Melo.

Na manhã deste sábado, a primeira gestante procurou a maternidade da Santa Casa para uma avaliação. Entre os profissionais estão médicos do antigo corpo clínico, do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel) e do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), que buscam também um olhar mais humanizado para o parto.

“Decidimos por chamar de ‘Maternidade Renovada’. Trouxemos novas técnicas, como o parto vertical e humanizado, menor uso de ocitocina, mais chuveiros e exercícios, para que as mulheres possam escolher e ter o melhor atendimento”, destacou a obstetra Scilla Lazzarotto.

Além dos HE UFPel e HUSFP, a secretária Ana Costa agradeceu também o apoio dos demais municípios da região durante o tempo de crise, em função do atraso nos repasses por parte do Governo do Estado, com intuito de garantir a segurança de mães e bebês. “Que, a partir de agora, a Santa Casa possa também evoluir de forma positiva, qualificando a atenção ao parto de risco habitual, e que possamos ser um case de sucesso num momento de crise de inúmeros hospitais do Estado”, finalizou.

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/santa-casa-maternidade-volta-a-abrir-as-portas-para-gestantes/