Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Sábado (19) é Dia C de combate ao Câncer de Pele

         No sábado (26/11/2016), a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove, em todo o Brasil, o Dia C – Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele. A ação que antecipa o Dezembro Laranja, mês de combate ao Câncer da Pele, será realizada por 80 profissionais em Pelotas, que farão atendimento gratuito das 9h às 15h, no Centro de Especialidades, na rua Voluntários da Pátria, 1.428.    

         De acordo com a SBD cerca de 3 mil dermatologistas voluntários, realizarão consultas gratuitas em 127 postos de atendimento, em 25 estados brasileiros. A previsão é que mais de 30 mil pessoas sejam atendidas durante a mobilização. O atendimento será restrito para análise, diagnóstico e tratamento do câncer da pele. No Rio Grande do Sul está previsto a atendimento a mais de 1.500 pessoas, sendo 500 pessoas em Pelotas.

             Na edição de 2015, cerca de 20 mil pessoas tiveram atendimento gratuito e 13,28% (2.651) delas apresentaram lesões de câncer na pele no Brasil, sendo, imediatamente, encaminhadas para tratamento.  No Rio Grande do Sul, a incidência foi bem mais alta, chegando a 15,76%. Em Pelotas, a taxa ficou em 14, 7%, bem acima dos 10,16% verificados em 2014.

Câncer da pele

            O câncer da pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza. A Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta que as pessoas se examinem com periodicidade, consultando um dermatologista em caso de suspeita. Outra forma de avaliar o risco da doença é através da “Calculadora de Risco para Câncer da Pele”, disponível no site www.controleosol.com.br. A SBD lembra que a melhor forma de evitar a doença é a prevenção! Vale reforçar que nem o autoexame, nem a calculadora de risco, substituem a consulta ao dermatologista.  

Dezembro Laranja

          No próximo mês, a SBD promove o Dezembro Laranja, que objetiva alertar a população para a prevenção ao câncer da pele. A ação prevê um alerta ao tipo de câncer mais incidente no Brasil, com 176 mil novos casos ao ano

            Os trabalhos do Dia C em Pelotas serão coordenados pela Dra. Maria Gertrudes Fernandes Pereira Neugebauer. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3222.1426. Ou no site www.controleosol.com.br.

Fonte: Prefeitura de Pelotas