Em reunião realizada na última sexta-feira, na Câmara Municipal de Pelotas,..." /> Em reunião realizada na última sexta-feira, na Câmara Municipal de Pelotas,..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
REQUALIFICAÇÃO DA DUQUE : PROJETO DEVE ATENDER NECESSIDADES DOS MORADORES DO FRAGATA

Em reunião realizada na última sexta-feira, na Câmara Municipal de Pelotas, moradores do Bairro Cidade foram ouvidos por representantes do executivo municipal. Comerciantes, empresários e moradores falaram sobre a preocupação com a implantação do novo corredor de ônibus, sinalização da via e infraestrutura do canteiro da Avenida Duque de Caxias.

A obra de requalificação da via recebeu verba de R$ 20 milhões do governo federal e está 90% concluída. Já o projeto de revitalização dos canteiros não está pronto e conta com a ajuda dos moradores para ser elaborado, atendendo as necessidades de quem melhor conhece o bairro, os próprios moradores. Segundo o secretário de Planejamento e Gestão de Pelotas, Roberto Ramalho, o projeto está na fase inicial. “Os moradores do Fragata devem formar uma comissão com cinco representantes para que possam dar sugestões e, na medida do possível, serão atendidas”, comenta. Os recursos já estão garantidos através do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), via Caixa Econômica Federal.

Para o vereador Enéias Clarindo (PSDB), líder da bancada do partido na Câmara, assim como na Avenida Bento Gonçalves, as obras trouxeram alguns incômodos à população até que fossem concluídas, porém resultaram em evidentes e necessárias melhorias no trânsito depois de prontas. “Na época, a proibição do estacionamento na Bento, por exemplo, gerou muita polêmica, mas a mudança trouxe mais organização e agilidade no fluxo de veículos em uma das principais vias da cidade. No Fragata não vai ser diferente e é de fundamental importância que a prefeitura atenda as necessidades dos moradores na construção do projeto de revitalização dos canteiros. Agora é só a comunidade se apropriar disso e construir junto ao executivo”, comenta.

Ao final do encontro, ficou definido que será feito um abaixo assinado solicitando que o estacionamento no corredor de ônibus seja permitido até que a obra de requalificação nos canteiros seja concluída e ofereça vagas aos motoristas. O documento vai ser entregue à Caixa Econômica Federal, financiadora e fiscalizadora da obra de requalificação da via. A secretaria de trânsito deve ocultar as placas de sinalização até que haja uma definição. “Não vamos multar quem estacionar no corredor de ônibus, por enquanto. Os agentes foram instruídos a apenas orientar os motoristas sobre as mudanças”, explica o secretário municipal de trânsito, Flávio Al Alam.

Informações sobre o projeto de requalificação dos canteiros da Av. Duque de Caxias podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, pelo e-mail seplag@pelotas.rs.gov.br ou pelos telefones (53) 3310-1350 e (53) 3309-6020.

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/requalificacao-da-duque-projeto-deve-atender-necessidades-dos-moradores-do-fragata/