O 9º Batalhão de Infantaria Motorizado, Regimento Tuiuti, realizará hoje &ag..." /> O 9º Batalhão de Infantaria Motorizado, Regimento Tuiuti, realizará hoje &ag..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
REGIMENTO TUIUTI : 9º BIMTZ COMEMORA 175 ANOS DE CRIAÇÃO

O 9º Batalhão de Infantaria Motorizado, Regimento Tuiuti, realizará hoje às 18:30 horas, em suas instalações, a solenidade em comemoração aos 175 anos de criação da Unidade. O atual comandante é o Tenente Coronel Eduardo Holcsik.

O 9º BIMTz tem sua origem no Batalhão Provisório de Pernambuco criado no ano de 1837. Com a assinatura do Decreto Imperial nº 262, de 10 de janeiro de 1843, passa, efetivamente, a pertencer aos Quadros do Exército Imperial Brasileiro, recebendo a denominação de 4º Batalhão de Fuzileiros.

A denominação histórica de “Regimento Tuiuti”, ocorreu em 1962 como homenagem aos seus componentes pela valorosa atuação na Batalha de Tuiuti, ocorrida em 1866.

Em 1972, recebeu a designação atual de 9º Batalhão de Infantaria Motorizado, sempre ocupando as mesmas instalações em Pelotas.

No passado recente, o Regimento Tuiuti contribuiu com tropas para 3 contingentes (2004/2011/2015) do batalhão brasileiro na missão das nações unidas para a estabilização do Haiti (minustah).

O Estandarte Histórico do Regimento Tuiuti, onde constam as batalhas do período imperial das quais a Unidade participou, possui ao centro o Brasão Tuiuti, que evoca o sacrifício do Brigadeiro Antônio de Sampaio, 3 vezes ferido na Batalha de Tuiuti; o leão rompante significa a coragem de um vencedor; a bandeira recorda a imperial, defendida pelo 4º BI em Tuiuti, e a estrela vermelha traduz o sangue derramado pelo Alferes Porta-Bandeira da Unidade naquela batalha.

Para maiores informações poderá ser feito contato com o 9º Batalhão de Infantaria Motorizado pelo telefone 3026.5215.

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/regimento-tuiuti-9o-bimtz-comemora-175-anos-de-criacao/