O Centro de Referência e a Coordenadoria da Mulher comemoraram o quarto e o primeiro ano..." /> O Centro de Referência e a Coordenadoria da Mulher comemoraram o quarto e o primeiro ano..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Rede especializada já atendeu cerca de 800 mulheres em Pelotas

O Centro de Referência e a Coordenadoria da Mulher comemoraram o quarto e o primeiro ano de atividades, respectivamente, segunda-feira. A festividade contou com a presença de autoridades locais e estaduais, que compuseram a mesa do evento e destacaram a importância para Pelotas, de uma rede de atendimento especializada no público feminino.

A prefeita Paula Mascarenhas falou sobre a importância do trabalho desenvolvido pela equipe, que demonstra entusiasmo e sensibilidade para lidar com as mulheres que buscam apoio em ambas instituições. “Nós precisamos ter uma rede forte para acolher as pessoas que buscam atendimento, pois elas chegam destruídas e precisam de ajuda para se reconstruir, e nós temos profissionais comprometidos com essa causa, seres humanos que tem se doado pelas políticas públicas”, afirmou Paula.

A coordenadora do Centro de Referência da Mulher, Myryam Viegas, falou sobre o trabalho realizado com o apoio da Secretaria de Assistência Social (SAS), parceira dos profissionais que compõem o órgão. Hoje, a equipe de trabalho é formada por assistentes sociais, psicólogas e estagiárias, que desde a criação do espaço, já atenderam cerca de 800 mulheres em situação de vulnerabilidade. “Não estamos sozinhos, temos o apoio e a confiança do Poder Público, através da prefeita Paula”, destacou Myryam.

INCENTIVO À DENÚNCIA

O evento também contou com a exposição de cartazes produzidos por alunos de Ensino Médio do Colégio Estadual Cassiano do Nascimento. Os estudantes trabalharam em sala de aula a violência contra a mulher através da construção de materiais que destacavam, entre diversos assuntos, a importância da denúncia ao número 180, da Polícia Civil.

A titular da Delegacia da Mulher, Maria Angélica Gentilini, destacou o quanto a rede de atendimento à mulher de Pelotas é referência no Rio Grande do Sul, que conta com apenas 22 unidades especializadas. “Não são todos os municípios que tem uma rede tão atuante como Pelotas”, finalizou a delegada.

A presidente do Conselho Municipal da Mulher, Luciana Custódio, além de parabenizar a coordenação do Centro de Referência e Coordenadoria da Mulher pelo aniversário, destacou a relevância de ampliar a divulgação dos serviços oferecidos, principalmente na Colônia de Pelotas, onde as mulheres têm mais dificuldade em denunciar abusos.

Também participaram do evento o secretário de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray, o deputado estadual Catarina Paladini (PSB) e os vereadores Luis Henrique Viana (PSDB) e Daiane Dias (PSB).

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/rede-especializada-ja-atendeu-cerca-de-800-mulheres-em-pelotas/