Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
REDE EMANCIPA : Aulas começam dia 11 de abril

Na tarde do último sábado, foi lançada, em Pelotas, a Rede Emancipa, um movimento social de Educação Popular que conta com o trabalho voluntário de professores já formados e estudantes de cursos de licenciatura de universidades públicas e privadas de todo o país.

Composta por um grupo de cursos pré-universitários gratuitos, a Rede Emancipa foi fundada há 10 anos, em São Paulo, e, hoje, já atua em quase todo o território nacional.

O diretor do Sindicato dos Bancários – e professor de História -, César de Lima de Melo, compõe a lista de professores que estão contribuindo com esse projeto de educação. Para ele, “o movimento sindical  e social, de modo geral, deve compreender seu papel de protagonismo para a construção de um futuro verdadeiramente emancipador, o que começa por uma compreensão de mundo que inclua o pensamento crítico e a consciência de classe”.

Em Pelotas, o grupo irá oferecer curso pré-vestibular e Enem, gratuito e popular. Os responsáveis pelo projeto explicam que “além das aulas, os cursinhos também têm por objetivo promover atividades culturais, estudos do meio, trabalhos de campo e debates acerca de diversos assuntos pertinentes para os estudantes e para a sociedade”. A proposta é ampliar cada vez mais o alcance dos cursinhos populares e proporcionar que mais jovens e adultos estejam nas universidades públicas, justamente por ser um espaço social que também lhes pertence.

A primeira unidade da Rede, no município, será na escola Luís Carlos Corrêa da Silva, no bairro Guabiroba. Estudantes de todas as idades podem se inscrever, basta entrar em contato pelos telefones (whatsapp): (53) 98155-5142 – (53) 98404-3654 ou pelo e-mail: redeemancipa.pelotas@gmail.com. A página do grupo, no Facebook, éwww.facebook.com/EmancipaPelotas e o site www.redeemancipa.org.br.

Fonte: Diário da Manhã