Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Prefeitura inaugura 18º laboratório de Khan Academy

    O 18º laboratório da Khan Academy, ferramenta que ensina matemática de forma lúdica a crianças e adolescentes, foi inaugurado no Colégio Municipal Pelotense nesta segunda-feira (23) pela prefeita Paula Mascarenhas. São 30 novos computadores que devem entrar em atividade quando o ano letivo recomeçar.

    “Estamos seguros de que esse investimento é capaz de transformar a vida de centenas de alunos através do conhecimento. Queremos ampliar essa ferramenta também para o ensino de português, uma das grandes deficiências em nosso país”, disse Paula. Ao lado do ex-prefeito Eduardo Leite, ela afirmou estar orgulhosa de dar seguimento ao projeto que ambos iniciaram na última gestão.

       Os investimentos na educação do Município mostraram resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2015, divulgado pelo Ministério da Educação, que registrou um crescimento de 25% no desempenho de alunos da educação básica e o maior Ideb da história de Pelotas – a nota foi de 4,8.

         O Pelotense foi uma das experiências piloto da implantação da Khan Academy em Pelotas e agora, com o novo laboratório, conta com duas salas dedicadas, entre outras atividades acadêmicas, ao uso da ferramenta. O novo laboratório conta ainda com TV, fones de ouvido e ar condicionado.

    Outras quatro escolas municipais devem receber laboratórios da plataforma até março: Dom Francisco de Campos Barreto, Alcides de Mendonça Lima, Dona Mariana Eufrásia e Luiz Augusto de Assumpção. Além delas, outras 12 escolas também devem receber o Khan Academy.

    “Essa ferramenta oferece também possibilidades aos professores, que podem diversificar as formas de ensino em uma área tão deficiente no Brasil”, salientou o ex-prefeito Eduardo Leite.

      A Khan Academy já está em funcionamento em outras 15 escolas: Francisco Caruccio (dois laboratórios, um deles piloto), Afonso Vizeu, Independência, Getúlio Vargas, Olavo Bilac, Jacob Brod, Ministro Fernando Osório, Jornalista Deogar Soares, Núcleo Habitacional Dunas, Bibiano de Almeida, Dona Maria Joaquina, Almirante José Saldanha da Gama, Doutor Balbino Mascarenhas, Ministro Arthur de Souza Costa, Nestor Elizeu Crochemore.

    A plataforma

    A Khan Academy foi inserida em Pelotas, por meio da parceria da prefeitura com a Fundação Lemann, que desenvolve e apoia projetos inovadores em educação no ensino público. A coordenação é feita pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

    Participaram da inauguração os secretários de Planejamento e Gestão, Paulo Morales; Educação e Desporto, Artur Corrêa; e Gestão Administrativa e Financeira, José Francisco Cruz; o diretor do Pelotense, Artur da Silva Katrein; e o vereador Daniel Trzeciak (PSDB).

Fonte: P