Comumente, o Carnaval é um evento associado à insegurança e ao medo de con..." /> Comumente, o Carnaval é um evento associado à insegurança e ao medo de con..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Pelotas: Carnaval 2018 termina sem ocorrências e com grande público

Comumente, o Carnaval é um evento associado à insegurança e ao medo de conseguir chegar ou sair do Sambódromo com tranquilidade. Em 2018, as forças de segurança da cidade se uniram e, juntos, Guarda Municipal, Brigada Militar e agentes de trânsito (STT) reverteram este panorama ao garantir a proteção dos foliões dentro da Passarela (que contou com reforço de segurança privada) e também no entorno do Sambódromo.      

 

A integração foi o diferencial que resultou no sucesso do policiamento para os festejos que terminaram sem nenhuma ocorrência. O patrulhamento na região do Porto contou, pela primeira vez, com o monitoramento por câmeras. As unidades instaladas nas imediações pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que cedeu o acesso às imagens ao Centro Integrado de Operações Municipais da GM (Ciom) e também à BM foram um elemento chave para auxiliar no aumento da sensação de segurança. 

 

 

 

O secretário de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira, atribuiu o sucesso da operação, montada para garantir a tranquilidade e o bem-estar dos foliões, ao sistema de segurança integrado e o trabalho preventivo cujas abordagens envolveram o aumento da presença policial em toda a cidade. Este é um dos fatores considerados importantes para coibir a violência e frustrar a investida de criminosos. "O reforço integrado foi o que fez a diferença. As viaturas circularam durante todo o tempo e acompanharam também os trajetos de quem veio de ônibus. Isso tudo colaborou para termos um Carnaval com a maior proteção registrada até hoje", avaliou o secretário.

 

O subcomandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (4ºBPM), André Facin, também relacionou o bom resultado à união de efetivos que atuaram conjuntamente e contribuíram decisivamente para que o lema do Carnaval em 2018, A Doce Folia da Paz, concretizasse na prática o tema proposto este ano. "Nossa avaliação é muito positiva e isso se deve à cooperação entre os órgãos, cada um com a sua missão, com sua atribuição, mas todos juntos para construir um carnaval que não precisou de nenhum atendimento à ocorrência. Isso é muito significativo", afirmou Facin.

 

Doce Folia da Paz com grande público

 

Durante três dias, a Doce Folia da Paz reuniu 23 entidades carnavalescas que deram vida à Passarela do Samba. A segunda-feira (12) começou com a alegria da Banda Lobos da Cerca, a primeira das sete entidades que encerraram os desfiles no Sambódromo. A estimativa é de que aproximadamente 15 mil pessoas, entre público e foliões, tenham prestigiado os festejos neste ano.

 

A segunda entidade a ingressar no Sambódromo foi o Bloco da Paz. A estreia do novo grupo, acompanhado pelos Clubes Sociais e a comunidade, mostrou que a conscientização por uma cidade mais pacífica pode ser um grande tema a embalar o Carnaval.

 

Nem mesmo a queda na temperatura foi suficiente para derrubar o ânimo dos foliões que vibravam com a passagem de cada agremiação. A diversidade também falou alto, com espaço para novatos e nomes antigos no cenário pelotense, como a Banda Entre a Cruz e a Espada.

 

No começo da madrugada, a Passarela ficou azul e branca com a entrada da única escola a desfilar neste ano: a Academia do Samba. Sob o tema-enredo “A Resistência do Povo Africano”, a Academia valorizou a importância das raízes afro-descendentes na formação da cultura em um desfile que brilhou e encantou a todos.

 

Na sequência, o som de outra percussão anunciava que era chegada a hora da Ki-Bandaço assumir a cadência da folia. Nos abadás, as cores verde, vermelho e branco simbolizavam o amor dos entusiastas da tradicional banda carnavalesca que enalteceu São Jorge em sua performance.

 

Neste ano, a porta-estandarte da Unidos do Fragata, Renata Huth, acompanhou os desfiles no camarote. Grávida de oito meses, a foliã disse que não passa uma edição sem prestigiar as entidades pelotenses, seja dentro ou fora da Passarela. “Amo o Carnaval de Pelotas e acho muito importante valorizarmos o que temos aqui, a riqueza das nossas entidades e da comunidade carnavalesca local. Sou a primeira a chegar e a última a sair, sempre”, destacou.

 

A festa de momo pelotense continuou com a Banda Carnavalesca Família, que entrou ao som do famoso samba de Dudu Nobre, eternizado na abertura do programa de televisão A Grande Família. Assim como as outras agremiações da noite, foliões de todas as idades, até mesmo os pequenos, esbanjaram entusiasmo e atravessaram o Sambódromo com muito samba no pé.

 

Era quase 5h quando a Banda Meta deu o último grito de guerra na concentração e assumiu a responsabilidade de fechar, em grande estilo, a Doce Folia da Paz. Com batidas bem marcadas, parecidas com as dos grupos baianos da Timbalada e Olodum, a Meta cruzou a avenida com a energia de quem carregava a veia carnavalesca à flor da pele. O resultado não podia ser diferente. Concluiu com maestria a folia na Passarela do Samba.

 

O Carnaval 2018 foi organizado pela Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap), com o apoio da Prefeitura.

Fonte: http://www.jornaltradicao.com.br/site/content/variedades/index.php?noticia=25505