A Patrulha Rural chega à marca de 1.342 abordagens em seis meses de atividade nos oito d..." /> A Patrulha Rural chega à marca de 1.342 abordagens em seis meses de atividade nos oito d..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Patrulha Rural faz mais de 1,3 mil ações no primeiro semestre

A Patrulha Rural chega à marca de 1.342 abordagens em seis meses de atividade nos oito distritos de Pelotas. Desde a implantação do policiamento preventivo em fevereiro, junho é o recordista com 293 intervenções mensais. O foco é o aumento da segurança da população, comércios, instituições de ensino e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Somente em julho, o grupo realizou 80 policiamentos, 63 operações e 48 averiguações.

O serviço conta com uma viatura e duas duplas de guardas se revezam no monitoramento das estradas e comunidades da Colônia. A humanização do atendimento desponta entre as estratégias para elevar a segurança de quem vive e trabalha na zona rural. “Nossa intenção é ficar cada vez mais próximo deles, inclusive, tem moradores que conhecemos pelo nome”, disse o coordenador da Patrulha Rural, David Brião.

Os patrulheiros dedicam-se à conscientização dos habitantes para a criação de uma cultura de segurança também no trânsito das vias rurais. Os principais pontos da área educativa são o uso do capacete e do cinto de segurança, que integram os reflexos da atuação dos agentes. “Recentemente notamos várias motos estacionadas em frente a um estabelecimento com capacetes nos guidões, isso não se via antes”, apontou o coordenador.

Outro alerta é para a importância do registro das ocorrências junto à Polícia Civil. A oficialização dos boletins é fundamental para que a vítima consiga recuperar o que foi roubado ou furtado e para ajudar o Observatório Municipal de Segurança Pública na elaboração de estatísticas da criminalidade rural. 

O administrador do 7º Distrito, o Quilombo, Elias Conrad confirmou a avaliação positiva do desempenho da Patrulha e os avanços que sua presença alcançou na região. “Melhorou bastante, a viatura em circulação dá uma sensação de proteção muito boa”, falou.

Um grupo fechado no aplicativo Whatsapp com mais de cem pessoas da comunidade, membros da Polícia Civil, Brigada Militar e Polícia Rodoviária Federal está entre as táticas utilizadas no combate ao crime. Juntos, os participantes compõem uma rede de informações que auxilia a integrar os órgãos das esferas federal, estadual e municipal e que resultou na recuperação de três veículos roubados. “Assim conseguimos fechar o cerco mais rápido”, frisou Brião. 

A Patrulha Rural pode ser acionada pelo mesmo número da Guarda Municipal, o 153. 

Fonte: http://www.pelotas.rs.gov.br/n