A 4ª edição da Operação Tudo Azul, realizada pela Guarda Munic..." /> A 4ª edição da Operação Tudo Azul, realizada pela Guarda Munic..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Operação Tudo Azul busca coibir roubos e furtos no centro de Pelotas

A 4ª edição da Operação Tudo Azul, realizada pela Guarda Municipal no Centro Histórico de Pelotas, foi lançada na tarde desta terça-feira (11), na presença de representantes das forças de segurança e do efetivo que integrará a ação cujo principal objetivo é a diminuição de furtos e roubos, além da fiscalização do comércio irregular. A Tudo Azul também busca manter os bons indicadores do Pacto Pelotas pela Paz, que até o fim de novembro registrou uma queda de 26% no roubo a pedestres, com o menor número de ocorrências registradas em 35 meses.

A prefeita Paula Mascarenhas lembrou que a importância da presença da Guarda não se deve apenas à maior circulação de pessoas em função das compras de final de ano, mas também pelas atrações artísticas e culturais que tomam conta da cidade nessa época e incentivam a população a ocupar os espaços. A iniciativa da GM soma-se ainda aos esforços da Brigada Militar na Operação Papai Noel, reforçando a segurança.  

"É um momento importante, que demanda mais segurança. A colaboração das forças policiais é o que tem feito a diferença em Pelotas, nessa luta por uma cultura de paz. Com o trabalho integrado no Pacto estamos vencendo juntos essa luta, mas não dá pra relaxar. É preciso manter o foco na redução dos índices", ponderou a prefeita.
Este 11 de dezembro marcou também a redução em 26% no acumulado de homicídios no Município, em comparação ao último ano, destacou o secretário de Segurança Pública Aldo Bruno Ferreira. Quanto ao roubo a pedestre, 163 ocorrências foram registradas no último mês, o menor acumulado desde janeiro de 2016. "Esses resultados refletem o trabalho, planejamento e integração dos efetivos, desenvolvido dentro do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M)", disse Ferreira.

Em seu quarto ano, a Operação abrange algumas vias próximas ao Calçadão da Andrade Neves - no perímetro compreendido entre as ruas Doutor Cassiano, Professor Araújo, Félix da Cunha e Tiradentes - onde há maior presença de estabelecimentos comerciais, e se estende das 9h às 21h até o dia 3 de janeiro, com patrulhamento a pé, em motocicletas e viaturas. 

Além do micro-ônibus estacionado no Largo Edmar Fetter, que será a unidade de comando e controle 24 horas, o efetivo da GM também acompanhará os fiscais da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), que autuarão os comerciantes e apreenderão as mercadorias, quando verificada irregularidade no comércio.A ação visa evitar a ocupação irregular do espaço público. Dessa forma, as lojas que utilizarem a via pública para expor mercadorias serão multadas pela SGCMU em 20 Unidades de Referência Municipal (URM); atualmente, uma URM corresponde a R$ 111,71. As determinações da Prefeitura cumprem a Lei 5832/11.  

Algumas das instituições que colaboraram para a queda destes indicadores estiveram presentes no lançamento da Operação Tudo Azul, como a Brigada Militar, Polícia Civil, Susepe, Poder Judiciário e agentes de trânsito. Os secretários de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana e de Qualidade Ambiental, Jacques Reydams e Felipe Perez, responsáveis pelas fiscalizações, prestigiaram o evento, bem como o vereador Éder Blank (PDT).

Fonte: http://www.jornaltradicao.com.br/site/content/policial/index.php?noticia=29619