DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA SQA, RECEBERÁ A COMUNIDADE ..." /> DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA SQA, RECEBERÁ A COMUNIDADE ..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
MEIO AMBIENTE -EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA AÇÃO CONSCIENTE

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA SQA, RECEBERÁ A COMUNIDADE DA ESCOLA ESPECIAL ALFREDO DUB

Por Carlos Cogoy

Interação com a comunidade através de atividades lúdicas, que estimulam nova postura diante das questões ambientais. Numa programação descontraída e educativa, informações sobre cuidados, preservação e o descarte adequado. Para a comunicação apropriada, que motive a conscientização, série de iniciativas para diferentes faixas etárias. Um pouco da concepção, que tem movido o departamento de educação da Secretaria Municipal de Qualidade Ambiental (SQA). Conforme o ecólogo Giancarlo Madruga Benites, que está à frente do departamento, entre as iniciativas também está a distribuição de mudas. Assim, observa, incentivo ao plantio de árvores e flores. Na agenda do departamento, presença em diferentes eventos relacionados ao meio ambiente, bem como a recepção de segmentos para o desenvolvimento de ações conscientes. E Giancarlo informa que, a 5 de outubro, tarde especial na SQA. Conforme acrescenta, equipe do departamento de educação ambiental, estará desenvolvendo programação junto aos alunos e professores da Escola Especial Prof. Alfredo Dub. No Parque Museu da Baronesa, onde está instalada a secretaria, haverá o fomento da conscientização sobre o meio ambiente.

 

COMPROMISSO – Giancarlo expressa sobre o compromisso do departamento: “Ciente da responsabilidade com o meio ambiente e o crescimento sustentado, estamos desenvolvendo várias atividades educativas. A finalidade é a aglutinação dos cidadãos, com ações voltadas ao interesse coletivo através da troca de conhecimentos. Além disso, estimulamos a criação de uma consciência ambiental, instigando o cuidado pelo ambiente em que vivemos, e a responsabilidade que todos devemos ter com a sua preservação. O planeta está diante de desafios enormes, por conta do incremento na demanda e utilização de recursos naturais, a produção de bens descartáveis e o consequente comprometimento da saúde ambiental. E têm se expandido os problemas decorrentes dessas questões. Diante disso, temos reiteradamente enfatizado o compromisso com a sustentabilidade. E ressaltamos os princípios dos ‘3Rs’, já bem divulgados junto à população, que remetem à necessidade de ‘reduzir, reutilizar e reciclar’. Assim, estamos contribuindo para que a comunidade, compartilhe dessa política de preservação e cuidado”.


FEMAT – Em agosto, equipe do departamento de educação ambiental, participou da IV Feira do Meio Ambiente e Turismo (FEMAT). No Laranjal, em contato com o público, troca de mudas por lixo eletrônico. Conforme Giancarlo, foram arrecadados computadores, aparelhos de tevê, impressoras, baterias e diferentes componentes. “A sociedade dá a resposta, e o benefício é de todos”, conclui o diretor do departamento de educação ambiental da SQA.

Fonte: http://diariodamanhapelotas.co