Na última sexta-feira (17), foi lançado o livro “Plano Estratégico d..." /> Na última sexta-feira (17), foi lançado o livro “Plano Estratégico d..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Livro sobre Plano de Desenvolvimento da Região Sul é lançado em Pelotas

Na última sexta-feira (17), foi lançado o livro “Plano Estratégico de Desenvolvimento da Região Sul 2015-2030”, na 45ª Feira do Livro de Pelotas, que é o resultado de um processo participativo e de diálogo para analisar demandas e potencialidades regionais/locais, além de buscar qualidade de vida, melhores indicadores sociais, de modo democrático, em conjunto e de maneira harmônica na região.

 

O Plano foi constituído sob a responsabilidade do Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Sul (COREDE-SUL), além de ser coordenado conjuntamente pelo governo do Estado, representado pela Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão e o Fórum dos COREDES.

 

 

 

Conforme um dos coordenadores do livro, Erli Soares Massaú, o plano abrange os 22 municípios da Região Sul, onde se fez um diagnóstico dos últimos 10 anos da economia regional. “A partir disso, junto com cada comunidade, levantamos uma série de necessidades e fizemos um plano para até 2030, com cerca de 73 propostas de projetos, sendo que dez são considerados prioritários, inclusive pela Secretaria de Planejamento do Estado”, comentou. 

 

Atualmente, o Rio Grande do Sul possui 28 planos de desenvolvimento, cada um para uma região específica, diante de suas características e necessidades. Na estrutura, segundo Massaú, procurou-se seguir o que as comunidades almejavam. “É uma satisfação, pois chegamos a ouvir mais de 400 pessoas, em reuniões em todos os municípios, sendo um consenso de toda uma comunidade”, afirmou. 

 

De acordo com o diretor do COREDE, João Carlos Medeiros Madail, que integrou a equipe de elaboração do Plano, durante as visitas realizadas aos municípios, foi possível observar as peculiaridades, como, por exemplo, exceto Pelotas e Rio Grande, as outras cidades estarem “de costas” para o Porto de Rio Grande, no qual não há projetos para exportações. “Nós temos aqui um potencial para a produção de grãos, de frutas, de carnes e outros próximos do Porto, e ninguém tem um projeto estratégico para utilizá-lo”, disse. 

 

“É preciso que toda a região se engaje para o desenvolvimento. É preciso haver uma comunhão de ideias e política para que isso seja levado efetivamente adiante”, ressaltou Massaú. Ainda, de acordo com o presidente do COREDE-SUL, Ronaldo Maciel, já está sendo produzido mais um documento baseado na grande quantia de dados que foram pesquisados pelos autores.

 

Os livros estão sendo distribuídos em todas as instituições da região, prefeituras, câmaras de vereadores, Comudes e universidades, podendo também ser solicitado ao COREDE-SUL, com o objetivo de estar nas mãos daqueles que formam opinião para o crescimento e desenvolvimento regional. Em breve, o livro estará disponível também no site do COREDE-SUL.

Fonte: http://www.jornaltradicao.com.br/site/content/variedades/index.php?noticia=24532