Uma cerimônia tradicional e cheia de significado está agora acessível para ..." /> Uma cerimônia tradicional e cheia de significado está agora acessível para ..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
INÉDITA : UFPEL REALIZA PRIMEIRA FORMATURA INSTITUCIONAL

Uma cerimônia tradicional e cheia de significado está agora acessível para todos os estudantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A Instituição realizou neste sábado, no Auditório do Colégio Gonzaga, a primeira das suas formaturas institucionais, em uma proposta inclusiva e igualitária que oportuniza aos estudantes a colação de grau com toda a pompa que o evento merece, custeada pela própria Universidade.

Nesta primeira edição, realizada em três sessões, receberam o certificado de conclusão de curso 223 formandos de 42 cursos de graduação.

Entre sorrisos e a ansiedade para entrar no palco e receber o tão sonhado canudo, as formandas em Jornalismo Wilma de Araújo, 21 anos, e Renata Borges, 26, destacaram a importância da solenidade institucional. “É uma questão de inclusão. É um processo essencial, um grande passo que a UFPel dá”, opinou Renata.

“Vamos ficar marcados na história”, disse Wilma.
Perfeita e preparada com muito carinho. Assim a formanda Thaís Rosa da Silva, 24, descreveu a solenidade que lhe concedeu o grau de tecnóloga em Gestão Pública. ”É maravilhoso a UFPel proporcionar esse momento. A formatura institucional está tão glamourosa quanto uma paga. A ideia deu muito certo”, avaliou. Agora, a jovem encerra um ciclo e inicia outro, já com os olhos no futuro. ”Quero devolver à sociedade aquilo que aprendi”, conta.
Os formandos em Gestão Ambiental Matheus Rosa da Costa, 23, Júlia Milech, 22, e Marciele Antunes, 21, eram só alegria prestes a entrar para a cerimônia. ”Se não fosse a formatura institucional, não teríamos condições. Estamos aqui por causa da UFPel”, disseram.

Para o reitor Pedro Curi Hallal, a formatura é parte do processo de formação do aluno e, como tal, deve ser oportunizada a todos. “Muitas vezes os paraninfos referem-se à formatura como ‘a última aula’. Não era justo que ela fosse assistida apenas por uma parte dos estudantes”. A formatura institucional, destacou, coloca todos em condições de igualdade e cumpre mais um dos compromissos da gestão.

Aprovada pelo Conselho Universitário em maio do ano passado, a formatura institucional deverá ocorrer semestralmente e, atualmente, é opcional. As turmas que ingressaram na UFPel a partir de 2018 já terão esta como o modelo único institucionalizado e regulamentado.
          EMOÇÃO
Cheios de orgulho com a colação de grau do caçula, a dona de casa Alverinda Coelho, 57, e o aposentado Nei Coelho, 63, estavam nas primeiras filas para ver de perto a conquista do diploma em Jornalismo por Luciano, 22, o primeiro dos filhos a se formar. ”Deus sabe que o que a gente está sentindo é maravilhoso”, conta a mãe. Moradores do Capão do Leão, não escondem o contentamento com o rapaz estudioso e esforçado, que sabia todo o alfabeto aos dois anos e meio de idade. Dentre os desafios, o apoio à mãe que enfrentou um câncer durante sua graduação. “Muitas vezes a gente sentia ele cansado, esgotado, mas ele nunca desistiu dos objetivos. Ver ele se formar é uma alegria imensa”, conta Alverinda.

Pais do Matheus, formando em Gestão Ambiental, a cozinheira Leda Costa da Rosa, 56, e o motorista Jesus Matias da Costa, 64, aplaudiram a conquista do filho, que sempre teve vocação para o cuidado com o meio ambiente. “Nem todos têm a mesma condição, e com essa oportunidade todo mundo fica no mesmo padrão”, observou Costa, sobre a solenidade.
 

“VOLTEM SEMPRE”

Em sua mensagem final na primeira sessão de formatura, o reitor quis mencionar duas palavras que julgava importantes: “obrigado” e “desculpa”. O gestor agradeceu aos formandos por escolherem a UFPel, dividir esse tempo com a Universidade e confiarem na primeira formatura institucional. Desculpou-se por eventuais falhas que, apesar do corpo de professores e técnicos de qualidade, tenham tido no âmbito estrutural.

“Estamos sempre tentando melhorar as condições para que a UFPel atinja ainda mais altos patamares. Voltem sempre. Estejam junto conosco. Quando as universidades forem ameaçadas, juntem-se a nós para lutar pelas instituições de ensino públicas e de qualidade desse país”.

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/inedita-ufpel-realiza-primeira-formatura-institucional/