A crise financeira enfrentada pela Santa Casa de Pelotas mobilizou, ontem a diretoria da instit..." /> A crise financeira enfrentada pela Santa Casa de Pelotas mobilizou, ontem a diretoria da instit..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
FALTA DE RECURSOS : SANTA CASA E PREFEITURA UNEM ESFORÇOS PARA ENFRENTAR CRISE

A crise financeira enfrentada pela Santa Casa de Pelotas mobilizou, ontem a diretoria da instituição, funcionários e a Prefeitura. Duas caminhadas revindicando os repasses dos incentivos do Governo do Estado – para que o pagamento dos salários seja normalizado – foram realizadas, bem como uma reunião entre a Secretaria de Saúde (SMS) e a provedoria do hospital, sobre o setor de traumatologia.

Às 10h, a passeata “Em Socorro à Santa Casa de Pelotas”, organizada pela equipe diretiva, saiu da praça Piratinino de Almeida e se dirigiu a praça Coronel Pedro Osório. Os participantes carregaram cartazes e faixas pedindo mais respeito com a saúde pública e com os funcionários que estão com os salários parcelados. A secretária de Governo, Clotilde Victória, acompanhou o ato que teve concentração em frente ao Paço Municipal.

O provedor da Santa Casa, Lauro Melo, destacou a importância da união de esforços neste difícil momento enfrentado pelo hospital. “A instituição não é só seus patrimônios, ela é também formada por todas as pessoas que contribuíram nesses 171 anos de história. Precisamos sensibilizar a todos”, disse.

À tarde, o vice-prefeito Idemar Barz e a secretária Clotilde Victória receberam funcionários e representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Saúde (SindiSaúde), na Prefeitura. O grupo que organizou a segunda caminhada, “Em luta para reerguer a Santa Casa”, entregou um ofício em que solicita providências quantos aos leitos SUS fechados, e relatou os problemas que vêm sendo enfrentados pelos profissionais, como falta de equipamentos e materiais.

A primeira parcela da folha foi quitada em 4 de setembro e mais dois pagamentos deverão ser feitos até o fim do mês; atualmente, honorários médicos referentes a cinco meses estão atrasados. Na segunda-feira (10), a instituição recebeu os incentivos estaduais referentes a junho e aguarda os repasses de julho e agosto. Em decorrência do fechamento da maternidade de baixo risco e de 40 leitos SUS, o Pronto Socorro, o Hospital Escola da Universidade Federal (HE UFPel) e o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) aumentaram os atendimentos.

TRAUMATOLOGIA

Ontem foi realizada mais uma reunião, entre a secretária de Saúde Ana Costa e a provedoria da Santa Casa, na busca por manter o setor de traumatologia, referência na região, aberto. Discutiu-se formas com que o Município possa complementar o valor já repassado mensalmente à Instituição, com objetivo de diminuir o deficit e a dívida bancária acumulada pelo serviço traumatológico. Na sexta-feira, um ofício do hospital deverá ser encaminhado a SMS com uma proposta, a fim de que sua viabilidade seja analisada pela administração municipal.

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/falta-de-recursos-santa-casa-e-prefeitura-unem-esforcos-para-enfrentar-crise/