Determinada a levar adiante a apuração sobre as denúncias feitas pela impr..." /> Determinada a levar adiante a apuração sobre as denúncias feitas pela impr..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
EXAMES PRÉ-CÂNCER : PAULA ABRE SINDICÂNCIA E CONTRATA NOVO LABORATÓRIO

Determinada a levar adiante a apuração sobre as denúncias feitas pela imprensa local estadual e nacional em relação aos exames citopatológicos, a prefeita Paula Mascarenhas, no seu primeiro dia como interina da Secretaria da Saúde (SMS), mandou realizar a contratação emergencial de laboratório de nível 2 especializado na revisão de pré-câncer. Ela assinou e encaminhou também a abertura oficial da sindicância que irá investigar as denúncias.

Paula solicitou no documento que seja reavaliado um número significativo de lâminas para que a comparação com os laudos emitidos pelo Serviço Especializado de Ginecologia (SEG), empresa atualmente contratada, dê segurança ao Município. A intenção é fazer a revisão total dos exames de um mês, a ser definido dentro do período apontado na denúncia: de 2014 a 2017. Novas providências serão definidas a partir desses resultados.

“Amostragem é fraude, é crime, mas não encontramos nenhuma prova concreta de que isso tenha acontecido. Vejo com bons olhos, para trazer luz a este processo, a participação da Polícia Federal, do Ministério Público e da Câmara de Vereadores, através da instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)”, afirmou Paula.

Na manhã de ontem, a prefeita esteve na Unidade Bom Jesus para conversar com profissionais médicos e enfermeiras que estranharam os resultados e alertaram, por meio de memorando, a SMS. Os profissionais informaram que a situação foi alvo de reuniões internas junto com diretores da Secretaria. Demonstraram preocupação pela denúncia anônima e que a exposição afetou o atendimento aos pacientes. Paula assegurou aos profissionais que as investigações vão continuar.

Para nós, a atitude da equipe de enviar memorando à SMS relatando preocupação foi louvável. A exposição foi importantíssima e demonstrou a seriedade dos profissionais”, garantiu a prefeita.

A reunião contou com a participação dos médicos Rodrigo Nunes Siqueira, Marta Zambrano e Adilis Kirimus, das enfermeiras Francine Pereira Andrade e Cristiana Reis da Silva (coordenadora da UBS), e do ex-prefeito Eduardo Leite, já que seu período como governante em Pelotas está inserido na denúncia de resultados dos exames.

À tarde, a prefeita despachou na Secretaria e coordenou a busca de documentos e levantamento de informações para facilitar as investigações.

Nesta quarta-feira (18), Paula irá voltar à SMS além de se encontrar com os representantes do SEG e com a promotora de justiça Rosely de Azevedo Lopes.

 

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/exames-pre-cancer-paula-abre-sindicancia-e-contrata-novo-laboratorio/