A Prefeitura entrou na Justiça ontem, para ter acesso às lâminas dos exames..." /> A Prefeitura entrou na Justiça ontem, para ter acesso às lâminas dos exames..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
EXAMES PRÉ-CÂNCER : LABORATÓRIO NÃO ENTREGA MATERIAL E PREFEITURA INGRESSA NA JUSTIÇA

A Prefeitura entrou na Justiça ontem, para ter acesso às lâminas dos exames citopatológicos feitos pelo laboratório SEG – Serviços Especializados de Ginecologia Ltda. A determinação é da prefeita Paula Mascarenhas que busca encaminhar o material para ser analisado pelo Hospital de Clínicas, em Porto Alegre.

A instituição de saúde da capital possui uma unidade de análise certificada para realizar esse tipo de procedimento. A empresa SEG, que fazia os laudos em Pelotas até o mês passado e é alvo de investigações, não quer liberar o acesso às amostras. Em razão disso, a Procuradoria Geral do Município entrou com uma ação de produção antecipada de prova que busca garantir as lâminas necessárias para a contraprova.

Na segunda-feira passada, dia 13, o SEG teve o mandado de segurança negado pelo juiz Luís Antônio Saud Teles. O laboratório pedia liminar para suspender o repasse das amostras ao Município.

“Queremos a verdade. Não estamos acusando ninguém, mas precisamos ter essas respostas e garantir a segurança de milhares de mulheres usuárias do SUS na cidade”, afirmou a prefeita Paula Mascarenhas.

O Município quer refazer 2.100 testes nos períodos entre 2014 e 2017, número considerado cientificamente suficiente para apontar se ocorreram problemas ou não nos resultados. A quantidade de laudos reavaliados foi determinada pelo médico Cesar Victora, epidemiologista reconhecido mundialmente, coordenador do Centro Internacional de Equidade em Saúde da UFPel.

“Estávamos prontos para levar as lâminas para Porto Alegre, já está tudo acordado com o Clínicas. Mas o laboratório SEG, infelizmente, não liberou”, disse a secretária municipal de Saúde, Ana Costa.

O MP recolheu no dia 20 de julho 17 mil amostras de pré-câncer correspondentes ao período de janeiro de 2017 a junho de 2018, armazenadas no SEG. O material foi levado ao Instituto Geral de Perícias (IGP), que o mantém sob sua custódia, na capital. Esses exames, segundo a promotoria, deverão passar por perícia do IGP em breve.

SAIBA MAIS

O Serviço Especializado de Ginecologia realizava a análise das coletas de pré-câncer para a Prefeitura desde 20 de agosto de 2000. Em 2013, após a edição portaria do Ministério da Saúde, o SEG foi o único laboratório citopatológico de Pelotas credenciado que se apresentou para realizar os exames de pré-câncer no Município via SUS. Em razão das denúncias feitas contra o laboratório, no dia 17 de julho foram suspensos os envios de novas lâminas para serem analisadas pelo SEG.

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/exames-pre-cancer-laboratorio-nao-entrega-material-e-prefeitura-ingressa-na-justica/