Todos os olhares estavam voltados para a lagoa, enquanto os sete superjatos "tucanos"<..." /> Todos os olhares estavam voltados para a lagoa, enquanto os sete superjatos "tucanos"<..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Esquadrilha da Fumaça presenteia Pelotas com um espetáculo

Todos os olhares estavam voltados para a lagoa, enquanto os sete superjatos "tucanos" A-29 cortavam o céu do Laranjal. Cerca de 10 mil pessoas, entre adultos e crianças, se reuniram à beira da praia, na tarde de quarta-feira (18), para prestigiar a apresentação da Esquadrilha da Fumaça em território pelotense. 

 

O Esquadrão de Demonstrações Aéreas da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou pontualmente às 16h, encantando a todos os presentes, que há cerca de 25 anos não viam as aeronaves na cidade.

 

 

 

"Vi quando era criança. É um momento único poder agora trazer meu filho", afirmou Andréia Caetano, 44 anos, técnica em enfermagem.

 

O pequeno Thiago Caetano, 11 anos, resumiu animado a apresentação:

 

"Parece Copa do Mundo"

 

Além das aeronaves da FAB, a Marinha levou para a areia equipamentos táticos, um helicóptero sobrevoou o evento e um navio pode ser visto nas águas da Lagoa dos Patos. O Exército também esteve presente, com exposição de armamentos e também com a apresentação da banda da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (8ª BIMtz), tudo para celebrar o Dia e a Semana do Exército.

 

No entanto, a maior comemoração são os 100 anos da instalação do 9º Batalhão de Infantaria Motorizada (9º BIMtz) no município. O histórico quartel do Fragata, por onde a cada ano passam mais de 500 pessoas, está de portas abertas para a comunidade, destacou o tenente coronel Marcelo Pessoa, da 8ª BIMtz.

 

“Essa integração é gratificante. O dia também é uma oportunidade para apresentar as Forças Armadas” disse o tenente coronel.

 

Novos rumos

 

O general da 8ª BIMtz, Carlos Alberto Dahmer, um dos responsáveis por trazer a apresentação ao município, reforça que mais eventos serão realizados ao longo do ano para comemorar o centenário do 9º BIMtz.

 

Ele explicou que o esquadrão fez um desvio em sua turnê, que passou por Chile e Uruguai, para assim poder encaixar Pelotas em um cronograma restrito. Por isso o evento teve que ser realizado durante a semana.  

 

O general passará a comandar o Centro de Comunicação e Guerra Eletrônica do Exército, em Brasília, e deixará a cidade depois de quase dois anos.

 

“Foi uma satisfação pessoal e profissional atuar aqui”, pontuou o general. 

 

A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou o voo e agradeceu ao general Dahmer pelo presente dado aos pelotenses antes de partir. Ela também entregou aos membros da Esquadrilha da Fumaça livros sobre Pelotas, como recordação da passagem por aqui.  

 

O vice-prefeito Idemar Barz, e os vereadores Luiz Henrique Viana (PSDB), Daniel Trzeciak (PSDB), e Enéias Clarindo (PSDB), também prestigiaram de perto as acrobacias.  

 

Dentro da Esquadrilha

 

Em pouco mais de 40 minutos, os sete novos aviões – em funcionamento desde 2015 - realizaram 40 acrobacias para o público que lotou o palco da apresentação. O oitavo membro do esquadrão, major Aviador Daniel Garcia Pereira, permaneceu no solo, narrando os movimentos. Para ele é uma satisfação servir a nação nos braços da Força Aérea.

 

“O contato com o público é a melhor parte. Poder divulgar a FAB, falar de sonhos e ver o encantamento nos olhos das pessoas”, contou o major Garcia.

 

A tenente Jornalista Flávia Cocate, parte da equipe, ressalta que não é impossível ingressar na Esquadrilha da Fumaça. A seleção também ocorre nos moldes de entrada na Força Aérea, e todas a informações estão disponíveis no site da FAB.

Fonte: http://www.jornaltradicao.com.br/site/content/variedades/index.php?noticia=26320