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Edificapel: sistema de atendimento online completa um ano

          Neste sábado (11), o Edificapel completa um ano de funcionamento. O novo sistema de atendimento online, ligado ao setor de Protocolo da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), permite que o requerente faça o agendamento, identifique os documentos necessários e acompanhe o andamento do processo, tudo pela internet. Desde 1º de abril de 2016, foram agendados 4.192 processos de empreendimentos imobiliários (destes, 566 pela internet e os demais no balcão de atendimento da Secretaria) e 3.132 foram atendidos (74,7%). 

          “O maior ganho do Edificapel, além dos números, que são positivos, é a agilidade e transparência que a ferramenta conferiu ao sistema”, afirma Clarissa Folharini, diretora de Uso e Ocupação do Território da SGCMU e uma das responsáveis em acompanhar os processos.

          Clarissa explica que o Edificapel possibilita identificar “os gargalos” do sistema, ou seja, onde os processos trancam e porquê. Com a ferramenta, o responsável técnico pode acompanhar o passo a passo do processo e saber, imediatamente, se ele parou em algum setor e tomar as providências necessárias. 

          “Antes, era comum os processos levarem de 3 a 4 meses para serem concluídos por falta de um documento ou algum problema que precisava ser resolvido e o próprio requerente às vezes demorava em tomar conhecimento. Hoje ele pode acompanhar tudo pela internet e já é possível conseguir a aprovação em apenas duas semanas”, comenta a diretora. 

          O Edificapel visa atender exclusivamente os processos ligados à área de construção civil, parcelamento de solo e topografia. Com este novo sistema, requerentes e profissionais cadastrados previamente, conseguem acompanhar em tempo real todo o fluxo do seu processo, sabendo ao certo em qual setor se encontra; se foi concluído com êxito ou quais exigências foram solicitadas para conclusão. Desde fevereiro, o chefe do Departamento do Edificapel é João Arthur Assumpção do Nascimento. 

Durante o atendimento é realizada uma triagem na documentação apresentada, tendo como finalidade encaminhar o processo para análise com toda a documentação obrigatória em anexo, desta forma agiliza o trâmite e evita que o processo retorne ao setor de Protocolo diversas vezes para anexar documentação.

O agendamento para protocolar processos pode ser feito via internet, pelo site http://www2.pelotas.com.br/edificapel/site/ , ou diretamente no prédio da SGCMU, no balcão de atendimento presencial, na rua Lobo da Costa, 520, de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h.

EDIFICAPEL – Período de 9/3/2016 a 8/3/2017

Processos agendados via Internet: 566 de 4192 (13,5%) informação válida a partir de 01/4/2016

Requerentes atendidos: 704 de 892 (78,92%)

Processos abertos no SIM: 3132

Processos com digitalização pendente: 2336

Processos digitalizados: 796

Tempo médio de espera até o atendimento da análise técnica: 00:12:27

Motivos de Cancelamento

Cidadão Não Compareceu: 133

Documentação Insuficiente: 521

Sistema SIM fora do ar: 16

Tipo de processo agendado incorreto: 385

Fonte: Prefeitura de Pelotas