Na próxima quarta-feira, a estátua do Deus romano Mercú..." /> Na próxima quarta-feira, a estátua do Deus romano Mercú..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
DEUS MERCÚRIO : ESTÁTUA VOLTA PARA O MERCADO

Na próxima quarta-feira, a estátua do Deus romano Mercúrio estará de volta ao Mercado Central. O ato de entrega da peça restaurada ocorrerá a partir das 15h. A instalação vai ser em um pedestal no corredor central do Mercado – nas proximidades das bancas 76 e 77 e da porta da rua Tiradentes –, com iluminação cênica e letreiro informativo.

O monumento foi recuperado por meio de uma parceria das secretarias de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) e Cultura (Secult) com duas conservadoras-restauradoras graduadas pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A ESCULTURA forjada em zinco foi colocada na extremidade da Torre do Mercado durante a primeira reforma do prédio, entre 1911 e 1914. A obra é uma reprodução de um trabalho do escultor Giambologna, encomendado pela família Médici no século 16, que retrata o deus grego Hermes, considerado, na Grécia Antiga, o patrono dos comerciantes. Mercúrio, na mitologia romana, é associado a esta divindade, mensageira, referenciada à venda e ao lucro.

O MERCADO Central também passa por requalificação do mobiliário urbano, com a instalação de 31 novas floreiras no entorno dos bares localizados pela rua Lobo da Costa, e mais seis que ainda serão colocadas. Também chegarão, à edificação histórica, novas lixeiras, assim como bancos ao redor das árvores dos pátios internos.

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/deus-mercurio-estatua-volta-para-o-mercado/