Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Curso de Fisioterapia da UCPel cria nova Liga Acadêmica

Movidos pela vontade de aprofundar os estudos científicos, acadêmicos do curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) criaram a Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurofuncional (Lafin). A partir deste semestre, o grupo se dedicará para a realização de intervenções na sociedade, além de contribuir para a promoção de pesquisas sobre as novas tecnologias de tratamento fisioterapêutico.

A acadêmica e uma das criadoras da Lafin, Juliana Koja, frisa que é dever dos estudantes compartilhar e aplicar conhecimentos aprendidos dentro da Universidade. “Precisamos informar os portadores de doenças neurológicas sobre suas patologias e tratamentos adequados”, completa.     Com um cronograma de encontros quinzenais, o grupo se reúne para discutir temáticas propostas através de artigos e livros. Também é papel da liga criar ações que prestem serviços à comunidade. “Estamos programando fazer atividades no Dia da Paralisia Cerebral para instruir a população sobre a doença”, exemplifica a acadêmica sobre os tipos de iniciativas que serão promovidas.   Outro objetivo da Lafin é poder contribuir com associações que prestem atendimentos aos portadores de deficiência, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). “Queremos fazer parcerias com associações locais para realizar futuras atividades”, afirma. Devido a APAE enfrentar dificuldades financeiras, o grupo planeja criar formas de colaborar com a escola.  

Primeiro encontro  

Na terça-feira (10), as acadêmicas elaboraram um evento de divulgação da Lafin. Na oportunidade, profissionais palestraram sobre paralisia cerebral e traumatismo raquimedular. Foi através dessa atividade que acadêmicos puderam demonstrar interesse em participar da liga.   Conforme a organizadora, estão sendo marcadas as entrevistas com os inscritos para realização da seleção dos demais membros. A partir do ano que vem, o critério de seleção passará a ser prova e análise de currículo. “Estamos em busca de uma média de 15 integrantes para dar início a todas as atividades”, finaliza.

Fonte: http://www.jornaltradicao.com.br/site/content/educacao/index.php?noticia=26318