A Construtora Pelotense, segunda colocada na licitação para execu&ccedi..." /> A Construtora Pelotense, segunda colocada na licitação para execu&ccedi..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Construtora Pelotense assina contrato e assume obras do Calçadão

A Construtora Pelotense, segunda colocada na licitação para execução das obras de requalificação do Calçadão central de Pelotas, já está oficialmente contratada para iniciar os serviços. O contrato foi assinado pela prefeita Paula Mascarenhas, na manhã desta quinta-feira (15), no valor de R$ 2,9 milhões, que corresponde ao saldo do projeto original, orçado em R$ 3,97 milhões. “Estamos assinando o segundo contrato. É a chamada para a segunda colocada assumir oficialmente a execução do projeto. A requalificação do Calçadão é aguardada, há muitos anos, ansiosamente pela população”, comentou a prefeita.

As obras de requalificação do Calçadão iniciaram-se há cerca de um ano, executadas pela empresa paranaense ACR Construtora de Obras Ltda, vencedora da licitação. As duas quadras iniciais, entre as ruas Voluntários da Pátria e Sete de Setembro, passaram por intervenções que se prolongaram até dezembro de 2017, quando foi instituída paralisação das obras em respeito aos consumidores e lojistas, tendo em vista o aumento do movimento comercial provocado pelas festas de fim de ano.

As obras estão sob responsabilidade da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Durante a atuação da ACR, foram identificados descumprimentos das determinações do contrato, que acabou sendo rescindido. A partir daí, a Prefeitura tinha duas alternativas: ou chamava a segunda colocada na licitação ou abria novo processo. “Chamar a segunda colocada é facultativo. No entanto, consideramos o interesse público de ganhar em prazos. Um processo novo demandaria maior tempo e burocracia. O fato da Pelotense aceitar a execução da obra foi bastante positivo”, esclareceu o secretário de Planejamento e Gestão, Paulo Morales.
Andamento
A partir desta quinta, a empresa deve apresentar a garantia da obra em dez dias úteis. Há expectativa que as intervenções se iniciem em 15 dias. O canteiro de obras será instalado já na semana que vem, no mesmo local do anterior – rua Sete de Setembro, entre Andrade Neves e Osório.
Morales explica que as correções e instalação de mobiliário entre Voluntários e Sete de Setembro serão realizadas simultaneamente às obras da terceira quadra (entre Sete e Marechal Floriano). “Quando se chama a segunda colocada na licitação, o projeto original é mantido. Somente o prazo muda”, explicou o secretário.
O projeto prevê intervenções em drenagem e esgoto, novo piso, sinalização, mobiliário, paisagismo, urbanização, iluminação, redes de telefonia e de dados subterrâneas. As intervenções trarão melhores condições estruturais do espaço, facilitação do acesso e circulação dos bombeiros, padronização de comércio, além da abertura do trânsito entre Marechal Floriano e Lobo da Costa em pista única e alargamento de calçadas.
Também participaram da assinatura do contrato o vice-prefeito Idemar Barz, o presidente da Comissão de Licitações, Roberto Ramalho, e o representante da Construtora Pelotense, engenheiro Marco Antônio Marmitt.

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/construtora-pelotense-assina-contrato-e-assume-obras-do-calcadao/