Quem anda no Calçadão à noite já percebe grande diferença. A..." /> Quem anda no Calçadão à noite já percebe grande diferença. A..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
CALÇADÃO DE PELOTAS TEM ILUMINAÇÃO COM LED

Quem anda no Calçadão à noite já percebe grande diferença. A antiga iluminação pública, com lâmpadas que espalhavam luz amarelada e com geração limitada de claridade, não existe mais. O novo sistema, com luminárias LED, está em pleno funcionamento, aumentando a visibilidade, clareando maiores espaços e aumentando a segurança aos pedestres, comerciários e lojistas.

A mudança faz parte do projeto de requalificação do Calçadão. O sistema de luminárias LED funciona em estruturas de postes metálicos, centralizados, com dois braços virados um para cada lado. Ao todo, 36 luminárias foram instaladas, testadas e estão acionadas na área central.

Desde segunda-feira (10), o comércio está com horário estendido para atender a demanda das vendas de Natal. O movimento de pedestres, nesta época, é maior à noite. A iluminação com LED é um sistema de luz fria, que projeta claridade branca, aumentando a visibilidade e a economia em relação ao antigo.

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), responsável por gerenciar e fiscalizar a execução das obras de requalificação do Calçadão, a cargo da Construtora Pelotense, programou o início do funcionamento do novo sistema de iluminação pública para coincidir com a abertura das lojas até mais tarde.

Os antigos postes não contam mais com braços de iluminação. Continuam servindo para suspender transformadores e fiação diversificada. A requalificação do Calçadão dotou o espaço com tubulação subterrânea adequada para as redes que não sejam a elétrica, como de telefonia, TV a cabo e lógica. A fiação aérea desses sistemas deixará de existir, despoluindo visualmente a área central.

As obras de requalificação prosseguem. Mas, para evitar maiores transtornos ao comércio e à população que vai às compras, a Seplag determinou que as intervenções ficassem restritas às quadras da rua Marechal Floriano, entre as ruas 15 de Novembro e General Osório, e a ajustes. Na Floriano, equipes trabalham no piso/padrão definitivo das calçadas.

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/calcadao-de-pelotas-tem-iluminacao-com-led/