Para acabar com danos provocados pelas chuvas na pavimentação asfáltica da..." /> Para acabar com danos provocados pelas chuvas na pavimentação asfáltica da..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
ALAGAMENTOS : SECRETÁRIOS ESTUDAM SOLUÇÃO

Para acabar com danos provocados pelas chuvas na pavimentação asfáltica das avenidas Ferreira Viana e Adolfo Fetter, cujos buracos causam transtornos ao trânsito e prejuízos aos veículos, os secretários de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), Jacques Reydams, de Transporte e Trânsito (STT), Flávio Al-Alam, e o interino de Obras e Pavimentação (Smop), Luiz Eduardo Tejada, visitaram as vias, e avaliaram detidamente a situação, principalmente nas imediações das rótulas do Residencial Umuharama e da rua Cidade de Aveiro – pontos considerados críticos.

Para que a água acumulada na Ferreira Viana deságue no canal central, entre a rótula da avenida República até 100 metros adiante da rótula com a rua Professora Izabel Maria Pereira Satte Alam (Umuharama), sentido Centro/bairro, será feito levantamento topográfico s fim de embasar projetos de drenagem e de nova pavimentação. A ideia, para drenar, é de implantação de travessias naquele trecho. Na pista bairro/Centro, os serviços cogitados são de limpeza das bocas de lobo, dos bueiros e das travessias já existentes.

Em relação à rótula da avenida Adolfo Fetter com rua Cidade de Aveiro, onde o asfalto sofre sérios danos diante de chuvas prolongadas ou intensas, será realizado estudo da declividade da pavimentação, para que seja adotada medida emergencial e rápida.

O secretário Jacques Reydams aponta o levantamento da pavimentação da Adolfo Fetter, o rebaixamento do calçamento com blokrete na rua Cidade de Aveiro e a verificação do sistema de drenagem, seja com desobstrução da tubulação existente, seja com abertura de vala, como alternativas capazes de acabar com a água parada na pista e possibilitar durabilidade do asfalto.

A limpeza das canaletas de drenagem da Ferreira Viana, que partem do meio-fio em direção às áreas laterais, e a remoção das banquetas (acúmulo de aterro e grama) formadas às margens das pistas, impedindo que a água escorra, represando-a no pavimento asfáltico, foram medidas citadas como eficazes para auxiliar na drenagem. A água parada na pista é o principal motivo para desagregar o asfalto. Assim, se formam os buracos.

Os secretários estiveram acompanhados por técnicos, entre os quais o topógrafo Zaqueu Galarz e o engenheiro José Luiz Ferreira Lopes, que auxiliaram com opiniões sobre medidas preventivas contra novos alagamentos.

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/alagamentos-secretarios-estudam-solucao/