O primeiro Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (Liraa), de 2018,..." /> O primeiro Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (Liraa), de 2018,..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
AEDES AEGYPTI : Agentes de Saúde já visitaram 5.758 imóveis

O primeiro Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (Liraa), de 2018, deu resultado negativo para o mosquito causador da dengue, da zika e da chikungunya. Nenhuma das amostras coletadas apresentaram larvas específicas nos 12 estratos (regiões) da cidade. A supervisora do Programa de Combate ao Aedes, da Secretaria de Saúde (SMS), Verônica Goulart, informa que foram visitados 20% dos imóveis de cada estrato. Trata-se de terrenos baldios, estabelecimentos comerciais e residências.

Os agentes trabalharam no Liraa de segunda-feira a sexta-feira. Neste ano, segundo novas normas, serão realizados quatro Levantamentos, independentemente do trabalho realizado de forma permanente e o ano inteiro.

RECOMENDAÇÕES CONTINUAM

Embora o resultado do Liraa tenha dado negativo para o Aedes aegypti, é indispensável que a população colabore com as medidas necessárias para não criar ambientes favoráveis ao desenvolvimento de larvas. Evitar o acúmulo de água limpa e parada é o primeiro passo.

Garrafas devem ser armazenadas com os gargalos virados para baixo; pneus em locais fechados e, se ficarem na rua, devem ser furados para não armazenarem água; caixas d’água com tampa ou cobertas com lonas específicas; pratos de vasos de plantas cheios de areia; latas vazias furadas e amassadas; e piscinas com água tratada são medidas simples que podem prevenir o desenvolvimento do mosquito e evitar as graves consequências

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/aedes-aegypti-agentes-de-saude-ja-visitaram-5-758-imoveis/