A cada 23 minutos, um jovem negro é morto no Brasil. A cada dia, são 66 vidas per..." /> A cada 23 minutos, um jovem negro é morto no Brasil. A cada dia, são 66 vidas per..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
A cada 23 minutos, um jovem negro é morto no Brasil, aponta pesquisa

A cada 23 minutos, um jovem negro é morto no Brasil. A cada dia, são 66 vidas perdidas, totalizando 4.290 óbitos por ano. Segundo o Mapa da Violência, um rapaz negro tem até 12 vezes mais chance de ser assassinado em relação a um branco. Em comum nesses homicídios, está a presença do racismo, segundo a Organização das Nações Unidas(ONU). Essa é a premissa da campanha Vidas Negras, lançada pela entidade hoje em Brasília.

 

O objetivo da iniciativa é chamar a atenção de governos, parlamentos, tribunais, organizações e da sociedade para o problema da violência contra essa parcela que já representa 54% dos brasileiros. De acordo com dados da ONU, enquanto nesse grupo a taxa de homicídios cresceu 18% de 2005 a 2015, com relação aos demais brasileiros, ela caiu 12%.

 

O material da campanha, incluindo os vídeos e pelas em redes sociais, está disponível no site da ONU e pode ser utilizado e compartilhado por qualquer pessoa: nacoesunidas.org/vidasnegras

 

O aumento da desigualdade também tem recorte de gênero. Segundo o Atlas da Violência 2017, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os assassinatos de mulheres negras aumentaram 22% no mesmo período, enquanto, entre mulheres não negras, o índice foi reduzido em 11%.

Fonte: http://www.radiopelotense.com.br/Pagina/13246/A-cada-23-minutos-um-jovem-negro-e-morto-no-Brasil-aponta-pesquisa