Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Primeiras ações do Plano de Turismo são apresentadas

         Grupos de trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet) e do Conselho Municipal do Turismo (Comtur) se reuniram nessa semana para apresentar as ações do Plano de Turismo que estão sendo desenvolvidas dentro do Plano de 100 dias de Governo. Na próxima terça-feira (21) ocorre reunião ordinária do Comtur, às 8h30min na sede da Sdet, no Pelotas Parque Tecnológico.

          Os grupos foram criados com base nos eixos definidos no Plano Municipal de Turismo: Infraestrutura; Gestão e Legislação; Sustentabilidade e Sensibilização e Promoção e Comercialização. 

          No eixo de Infraestrutura, as prioridades são a identificação dos ajustes necessários nas placas de sinalização turística da Colônia, com o apoio dos empreendedores rurais; a manutenção das placas de sinalização turística urbanas; o projeto de sinalização dos espaços do Mercado Central de Pelotas; a melhor sinalização e divulgação do Centro de Atenção ao Turista do Mercado Central e a definição da gestão do Centro de Atenção ao Turista e Terminal de Turismo Receptivo localizado na Rodoviária. 

          No eixo de Gestão e Legislação, os objetivos principais são o estabelecimento do Fundo Municipal de Turismo, com previsão de investimento de recursos públicos e privados, para o desenvolvimento das ações do Plano, junto à sensibilização do empresariado e população local para a importância do turismo. Após a finalização do Fundo, está prevista a criação do regimento interno do Comtur e banco de pré-projetos prioritários para cadastro em editais de captação de recurso do Ministério do Turismo. 

          No eixo de Sustentabilidade e Sensibilização foram definidos como fundamentais os princípios de sustentabilidade nos diferentes setores da economia local, especialmente junto ao trade turístico; a sensibilização para a utilização de meios sustentáveis nos empreendimentos e na construção civil; o fomento de ações mitigatórias e preventivas para o impacto ambiental por parte dos eventos geradores de grande fluxo turístico; o aumento da capacidade de reciclagem e o tratamento adequado de resíduos do município; a conscientização de preservação do patrimônio natural e cultural; além da proposição do projeto "Mercado Central Sustentável", que prevê a transformação do Mercado em modelo de desenvolvimento sustentável. 

          No eixo de Promoção e Comercialização, a meta é consolidar uma marca única e um slogan para Pelotas como destino turístico; fomentar a criação e a manutenção de eventos em espaços públicos; propor a programação do Dia do Turismo de 2017; elaborar um calendário de eventos conjunto entre Sdet e Secult e elaborar um Plano de Marketing.

Fonte: Prefeitura de Pelotas