Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
O Bairro da Gente reúne centenas de moradores do Vasco Pires

         A primeira edição do evento O Bairro da Gente deste ano reuniu centenas de moradores do Vasco Pires no campo São Miguel neste sábado (25). O projeto da prefeitura integrou serviços, lazer e educação através de atividades envolvendo todas as secretarias municipais entre 13h e 18h. A prefeita Paula Mascarenhas discutiu sobre os projetos da região e respondeu questionamentos da comunidade em audiência pública. O palco principal ainda recebeu aula de zumba do projeto Vida Ativa e apresentação de Mano Rick e Amigos do Sereno. 

          A Secretaria de Habitação e Reguralização Fundiária (SHRF) realizou o cadastro de famílias para a regularização fundiária. A Secretaria de Saúde (SMS) esteve com vacinação contra Influenza e HPV, confecção do Cartão SUS, atividades pedagógicas, teatro sobre zoonoses, material sobre alvará sanitário, e a presença das equipes de Redução de Danos, Sorrindo na Escola e Programa Infância Melhor (PIM). A Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) trouxe uma escolinha de trânsito com bicicletas para as crianças. A Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) trocou uma muda de flor por lixo eletrônico. 

          A Secretaria de Assistência Social (SAS) realizou consultas sobre o Cadastro Único, além de mostra de artesanato e distribuição de informativos. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET) informou sobre Microrédito e a de Cultura (Secult) sobre o Procultura. A Secretaria de Educação e Desporto (Smed) disponibilizou brinquedos infláveis e biblioteca em movimento para os pequenos, além da atividade A Hora do Conto e pinturas no rosto. A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) fez orientações sobre setor Jurídico, Gerentes de Obras e Serviço Técnico Social. A Secretaria de Obras (Smop) recebeu demandas da população e a de Gestão e Mobilidade Urbana (SGMU) informou sobre alvarás, pedidos de ambulantes e licença de obras. O Procon fez orientações sobre direitos e deveres do consumidor e registro de reclamações. O Sanep disponibilizou água gelada e quente para chimarrão. A Guarda Municipal garantiu a segurança do evento. 

          "A ideia do Bairro da Gente é trazer a prefeitura dentro do bairro e que a gente possa elencar juntos prioridades de cada local", explicou Paula, acompanhada pelo vice-prefeito, Idemar Barz, secretários municipais e o presidente da Câmara, Luiz Henrique Viana. 

            O Cavalo de Aço, protótipo da carroceria que exclui a tração animal, chamou a atenção. Um dos coordenadores da Associação de Catadores de Pelotas, Gaudêncio Santos, elogiou a estrutura metálica. “É uma solução mais bonita, organiza melhor o material coletado e ainda não precisa usar o cavalo”, afirmou. 

          No estande do Procon, a moradora Maria Luiza Silva esperava resolver uma troca de produto dentro da garantia em uma loja. “Eu ia no Procon na segunda-feira, mas aí vi aqui o banner e facilitou”, disse. 

          Os parceiros do Bairro da Gente na Vasco Pires foram: Exército, Brigada Militar, Cooperativa de Lixo Eletrônico, Circulu’s, Óticas Diniz, O Boticário, Vetorial, Refrigerantes Schin, Upacaf, Erva Mate Elacy e Escola de Cabelereiros Nair Rosselli. 

Fonte: Prefeitura de Pelotas