Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Embarque na Leitura faz 80 empréstimos no primeiro mês

          O projeto da Empresa do Terminal Rodoviário de Pelotas (Eterpel), que disponibiliza empréstimo de livros aos usuários, completou um mês no último sábado (3), com números bastante positivos. Desde a abertura foram realizados 100 cadastros e 80 empréstimos, além de 150 doações de livros didáticos aos usuários. E todos os empréstimos foram devolvidos dentro do prazo estabelecido.

            Além disso, muitos usuários procuraram informações prévias para saber como funciona, para um posterior cadastro. Há também os que leem no próprio local enquanto aguardam seus horários de partida do terminal.

            O diretor-presidente da Eterpel, Jorge Vasques, se mostra satisfeito com o resultado. “Os números superam a expectativa inicial, a repercussão também é muito positiva. O interesse dos usuários nestes primeiros dias nos deixa muito contentes com o projeto”, afirma Vasques.

            A estudante Thalia Scheffer, de Novo Hamburgo avalia o projeto como algo inovador e muito importante tanto culturalmente, quanto como forma de entretenimento. “Não tinha visto isso em outro lugar, é muito importante tanto para uma leitura de lazer para ocupar o tempo, quanto como incentivo para que as pessoas se interessem mais pela leitura”, declara Thalia.

          Com um acervo bem diverso arrecadado de forma colaborativa por meio de doações, com obras de renomados autores, tais como Machado de Assis, Paulo Coelho, Zíbia Gaspareto, Chico Xavier, Eça de Queiroz, Jorge Amado, entre outros, o projeto tem como objetivo principal fomentar o hábito da leitura na comunidade local e regional, bem como aumentar o fluxo de estadia de passageiros e visitantes na sede da rodoviária. Além disso, a Sala de Leitura estará aberta para receber sessão de autógrafos.

          A iniciativa possui importantes parceiros, como o Serviço Social da Indústria (SESI-Pelotas) e a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais (Banco de Livros, Porto Alegre). Os interessados em contribuir com doações podem deixar os livros no terminal.

Como funciona?

        O interessado em retirar um livro na sala deve efetuar um cadastro pessoal no sistema junto ao atendente. Depois de escolher um título para #EmbarcarNaLeitura gratuitamente, basta informar ao responsável e receber o canhoto de retirada.

           O livro deve ser devolvido no prazo de uma semana. Outra opção de entrega é deixar o exemplar na poltrona do ônibus ao final da sua viagem, utilizando a embalagem recebida para preservar o objeto. Assim a própria empresa de ônibus fará a devolução do livro.

Fonte: Prefeitura de Pelotas